Um bom exemplo de primeira aula de física, deveria ser algo que não assustasse, nem arrancasse lágrimas dos alunos.
Então, fundamental mesmo é entender a Física.
O que é a Física?
Física é uma ciência, uma das mais antigas, e a grande responsável por muitos desenvolvimentos científicos alcançados pela humanidade.
Na física, vamos estudar fenômenos e as leis que regem esses fenômenos através de observação e experimentação.
Onde eu vejo a Física?
Você têm contato com a física desde a hora em que acorda até a hora de dormir.
Quando seu despertador toca, as ondas chegam aos seus ouvidos fazendo você despertar, você dorme coberto para evitar perdas de calor para o meio, esses são apenas exemplos de onde a física está.
Vamos sempre trabalhar com Leis Físicas, ou seja, vamos usar relações matemáticas que unam grandezas que participam de um mesmo fenômeno.
O que são grandezas?
É tudo aquilo que envolve medidas, por exemplo, comprimento, temperatura, velocidade, volume, tempo, etc.Uma grandeza, descreve um conceito qualitativamente.
POTÊNCIA DE 10
Em muitos exercícios, vamos precisar transformar as unidades de medida.
Exemplo:
Transforme: 0,9 cm em metros ----- basta substituir o c, pelo seu valor equivalente na tabela que será 10-², então, vai ficar assim:
0,9 x 10-² metros, repare que o centi sumiu e só sobrou o metro, que é exatamente o que se quer.
E assim funcionará em tudo, basta saber o valor que a sua simbologia assume.
Transforme:
367 km em mm ------Repare que queremos sumir com o K e colocar o m, certo?
k ----> m o K vale 10³ o m vale 10-³ então, 367 x 10³x10³ mm = 367 000 000 mm
EXEMPLO 2 (REGRA DE 3)
1)Numa campanha nacional de vacinação, 10000000 crianças foram atendidas e receberam duas gotas de vacina cada uma.Supondo serem necessárias 20 gotas para preencher 1cm³, qual é, em litros, o volume de vacina usado nessa campanha?
Questão fácil, quem não sabe resolver regra de 3?
Se cada criança recebeu 2 gotas e eram 10000000 crianças, então foram no total 20000000 gotas, certo?
2x10000000= 20000000gotas
Se 20 gotas preenchem 1cm³, 20000000 gotas preencherão, 1000000 cm³.
20 gotas ------------1 cm³
20000000 ---------- X
20X = 20000000
X = 1000000 cm³
agora é só transformar pra litros ^^
MOVIMENTO UNIFORME
Exercício 01
(FUVEST) Uma pessoa caminha com passadas iguais de 80cm com velocidade constante de 2m/s.
a) Quantos metros essa pessoa caminha em 60 s ? b) Quantos passos ela dá por segundo ? |
Exercício 02
(UFAC) Um carro com uma velocidade de 80km/h passa pelo km 240 de uma rodovia às 7h 30min. A que horas este carro chegará à próxima cidade, sabendo-se que a mesma está situada no km 300 dessa rodovia?
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Exercício 03
(PUC - Campinas) Numa corrida de carros, suponha que o vencedor gastou 1h 30min para completar o circuito, desenvolvendo uma velocidade média de 240 km/h, enquanto que um outro carro, o segundo colocado, desenvolveu a velocidade média de 236 km/h. Se a pista tem 30km, quantas voltas o carro vencedor chegou a frente do segundo colocado?
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Exercício 04
(FUVEST) Uma composição ferroviária (19 vagões e uma locomotiva) desloca-se a 20m/s. Sendo o comprimento de cada elemento da composição 10m, qual é o tempo que o trem gasta para ultrapassar:
a) um sinaleiro? b) uma ponte de 100m de comprimento? |
Exercício 05
(F.E. SANTOS) você num automóvel faz um determinado percurso em 2h, desenvolvendo uma velocidade escalar média de 75km/h. Se fizesse o mesmo percurso a uma velocidade escalar média de 100km/h, quanto tempo ganharia?
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